terça-feira, 21 de outubro de 2008

Novo ano lectivo, novas actividades culturais….e que actividades!

Devo começar por deixar claro que o meu horário escolar enquanto estou aqui em Paris é normalmente o seguinte:
- Estágio no hospital em dias úteis – 9-13h.
- Aulas (não obrigatórias, mas ainda assim úteis) – 14-18h, excepto 6ª feira.
Para acrescentar a isto a minha universidade propõe, não só actividades culturais semestrais ou anuais, bem como actividades desportivas inteiramente gratuitas para estudantes Erasmus, pelo que são propostas bem aliciantes.

Como maluco que às vezes posso ser inscrevi-me em:
- História do Cinema (semestral)
- Língua chinesa para principiantes
- História de Arte (possivelmente no 2ª semetre)

Ou seja, vou estar dinamicamente activo este ano lectivoJ e embora saiba que me vou estar a sobrecarregar pelo menos tentarei aproveitar estas oportunidades que me entusiasmam bastante! Tanto a História do Cinema como Chinês começam esta semana e neste momento estou loucamente curioso para ver como elas são;)
Ah! E ainda faltam o desporto e o estágio científico que também queria explorar…mas por agora ainda tenho de averiguar essas possibilidades!

Vai ser um ano lectivo, no mínimo, culturalmente interessante.

Wallpaper



If Home is Where the Heart Is…then when i look at this I’m Home!

(eventuais desculpas a quem ainda não foi retratado; novas fotos serão acrescentadas brevemente ao meu wallpaperJ)

Fotos da nossa humilde casa





Só para que vejam as condições habitacionais em que nos encontramos presentemente…que não são de todo más, não fosse a pobre manutenção da mesma por parte da entidade CROUS (organização que aloja estudantes).


Podia ser pior, mas ao menos temos tudo dentro do nosso quarto: casa de banho, kitchenette….ah sim! Já me esquecia, também temos como bónus a grande probabilidade de nos arrombarem as persianas, partir o vidro da janela e roubarem-nos inteiramente as nossas coisas.



Isn’t this the amazing students’ dorm we all dream about? (NOT!!!!!!!)



segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Home-made Erasmus Party

AHHHH! E que mais posso eu desejar para além de viver o espírito ERASMUS, do que celebrá-lo com a ida a uma festa (de muitas, espero eu) tipicamente estudantil em casa dum dos meus colegas? Não posso deixar de admitir que já estava algo ávido por este tipo de convívio desde a minha chegada a Paris, pois as minhas “living conditions” não têm sido as melhores.

No entanto, ontem foi a nossa estreia num convívio bem populado por culturas e pessoas bem diferentes. Se é bem verdade que não existem muitos Erasmus de medicina na Paris-Nord, pelo contrário existem muitos estudantes de línguas e comunicação, sendo uma grande parte deles Italianos e Polacos. Contudo, ainda se consegue ter uma diversidade cultural maior que varia desde estudantes húngaros, romenos, finlandeses e ainda passa por gregos, espanhóis e ingleses.
Quanto à festa propriamente dita esta passou-se num T1 bem interessante muito perto da Gare de L’Est. Para um bom começo de serão ofereceram-se algumas bebidas ao anfitrião e daí para a frente foi o desenrolar de conversa com as pessoas que ora já estavam na festa, ora iam chegando à festa. Palavra puxando palavra íamos falando e expressando-nos numa frequente mistura de línguas francesa e inglesa….pois temos de convir que após uma quantas cervejas ou copos de vinho rasca :P...o discurso saia de forma menos elaborada e, portanto, tornava-se mais fácil falar na língua que mais conviesse, ou que saísse no momento da conversa ehehehe. Ainda assim o francês reinou!

Umas quantas horas após o reencontro dos estudantes estava a casa quase cheia e um barulho de fundo consideravelmente grande, não fossem as inúmeras conversas paralelas a tomar lugar por láJ.

Um pouco mais descontraído e com alguma bebida em cima lool falei abertamente sobre temas vários desde Cinema, História Portuguesa, Música e muitos mais assuntos interessantes, indo variando de poiso e de pessoas a quem me dirigir, pelo que foi uma noite certamente divertida!
Queria agora planear uma festa desse tipo em minha casa…mas a grande questão é: Será que alguém virá a uma festa à noite em Saint-Denis? (something tells me the odds are against me looool)

I Gala Léonard de Vinci – Faculté de Bobigny – Santé, Médecine et Biologie Humaine – 11 octobre 2008




Tic Tac, Tic Tac….Oh não!!! É meia-noite! Os fatos e vestidos de Gala vão-se transformar em trapos e os metros e eléctrico em abóboras….o feitiço da fada madrinha esvanece-se! Looool


Not a chance!


Esta noite foi inédita na nossa faculdade e exigia vestuário apropriado a um serão boémio de gala. Sapatos de salto alto a condizer com os vestidos, gravatas perfeitamente apertadas, fatos cuidadosamente aprumados e vestidos belamente decotados foram algumas das características que vigoraram nesta festa bem decorada e animada.
Lá nos aprontámos condignamente e saímos de casa directamente para a noite de St.Denis que nos olhava de soslaio e um pouco curiosos com a formalidade das nossas vestimentas. Mas tanto eu como a Sofia estávamos era curiosos com o que nos aguardava na festa, que se encontrava ainda a uns 20km de distância.

Mal chegámos a festa deparamo-nos com alguns dos poucos colegas que havíamos conhecido no estágio, e que gentilmente estiveram connosco algum tempo apresentando-nos os seus amigos. Entre conversas, fotografias em conjunto e uns petiscos no buffet, a música começou a aquecer o ambiente e a contagiar-nos também, pelo que nos deixámos embalar.
Devo dizer que a gala estava fornecida de várias actividades algo peculiares como mesas de jogos de casino (poker, roleta, etc) e fotógrafos profissionais a tirar fotos tipo “Prom” (que serão publicadas aqui quando tivermos acesso a elas), o que foi divertido de se ver.
A noite seguiu-se com demonstrações de capoeira, dança expressiva pelos alunos e discursos de alguns representantes da Faculdade. A dança pela noite adentro fez as suas mazelas na maioria dos pés das senhoras, mas ainda assim a diversão foi imensa.

Pior foi mesmo o retorno a casa… Tendo em conta que a festa se prolongou até horas fora do funcionamento dos transportes públicos tivemos de esperar pela sua abertura…em vários poisos…primeiro no metro, depois no eléctrico e finalmente no bus…pelo que levámos cerca de 2h30 entre o faculdade e casa (facto que nos irritou bastante e que nos fez praguejar e rogar pragas a torto e a direito com a situação) looool

Mas pronto nem tudo é perfeito e cabe-nos a nós aproveitar o melhor das situações que se apresentam e tentar não desesperar com os obstáculos (o que invariavelmente temos feito e até agora não tem demonstrado ser assim tão mauuuuu):P

Fica a Gala, então, para recordar como a nossa iniciação no seio da faculdade e dos nossos colegas, que desde esse momento já nos vão reconhecendo bem!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Out-Net / In-Adresses

Bonjour à tous....

Infelizmente nos ultimos dias nao temos tido acesso a net :S Sera que o nosso "amigo" Diallo nos cortou a net???? Esperamos que nao, porque viver nakela residencia sem Net....sera mto mto mto mau......Assim sendo estou a escrever da faculdade (e com alguma dificuldade, devo acrescentar, pois o teclado dos franceses é completamente diferente do nosso e logo tenho de olhar para cada letra do teclado enquanto escrevo bahhhhh).

Deixo aqui publicadas também as nossas moradas se alguma vez quiserem contactar aqui com as criaturas que, se continuarem sem net em casa, começarao a trepar paredes :D

Ike:
VIEIRA MARTINS, Miguel
12, Rue Eugène Pottier
studio 09
93200 Saint-Denis
France
Sof:
de FIGUEIREDO RIBEIRO, Sofia
12, Rue Eugène Pottier
studio17
93200 Saint-Denis
France
Puis, à bientot....e espero poder continuar a escrever um pouco mais frequentemente:)